Quantcast
Channel: Conversa de Bar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

O Horário Eleitoral Começou: Agora é tudo ou nada

$
0
0

 Eleições 2010Para muitos candidatos e eleitores a campanha eleitoral começa mesmo, para valer, quando tem início a propaganda eleitoral gratuita. É a partir dela que muitos eleitores definem seu candidato, por isso mesmo é nela que os partidos investem boa parte de suas fichas. No caso dos presidenciáveis pode parecer que a situação já está definida em favor da candidata Dilma Rousseff do PT, mas não é bem assim. Eleição não é partida de futebol, mas em ambos os casos o melhor nem sempre vence, zebras acontecem. Candidaturas quase vitoriosas já sofreram derrotas acachapantes por fazerem escolhas equivocadas em seus programas de rádio e televisão. Outras, quase perdidas, ganharam novo fôlego graças a abordagens mais eficientes aos olhos e ouvidos dos eleitores. Não é a toa que seu início é aguardado com esperança ou apreensão pelos candidatos, dependendo do lugar que ocupam nas pesquisas.

Para José Serra, do PSDB, é a hora do tudo ou nada. De franco favorito no início de 2010, disparado na dianteira, Serra agora luta para garantir pelo menos um segundo turno e assim manter alguma chance de virar o jogo. Já para Dilma  Rousseff, que segundo as últimas pesquisas seria eleita no primeiro turno se as eleições fossem hoje, a grande preocupação é manter a posse da bola até o final da partida. Temos ainda a candidata do PV, Marina Silva, que, assim como Dilma, também foi Ministra do governo Lula. Suas chances de vitória são pequenas, mas seu desempenho no horário eleitoral, e nos debates, pode fazer a diferença entre uma definição no primeiro ou no segundo turno. Há mais candidados, como o Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, também ex-PT, mas com pouquíssimas chances de influênciar o resultado das eleições.

Pois é, temos ainda os debates. Não estou convencido do quanto eles influenciam na decisão do eleitor, mas têm seu peso, com certeza. Para quem já definiu o voto há tempos, como eu, resta o clima de torcida. Em futebol dizem que um pouco de sofrimento confere mais  tempero à emoção do jogo. No esporte eu até concordo, mas no caso dessas eleições, se não dá para esperar uma campanha tranquila, prefiro que pelo menos não haja surpresas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

Latest Images

Trending Articles





Latest Images