Quantcast
Channel: Conversa de Bar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

O Primeiro livro

$
0
0

por Eduardo Prado

Hoje o Felipe, meu sobrinho de onze anos (na foto, acima), terminou seu primeiro livro: “ O Poderoso Remédio de Jorge”, do inglês Roald Dahl, publicado pela Editora 34”. Compramos o livro ontem, na Bienal do Livro. Ele mesmo escolheu. Meu sobrinho já leu muitas histórias infantis, mas livro mesmo, desses com mais de cem páginas,  letras em tamanho normal e poucas ilustrações foi o primeiro. Muitos outros já passaram pelas mãos dele, como a coleção inteira do Harry Potter, que ele mesmo pediu para ganhar, mas não terminou nenhum, para frustração do tio aqui.

Um dos desafios para pais e educadores _ e tios também, claro! _ é incentivar o gosto dos pequenos pela leitura. Hoje predomina a idéia de que leitura não pode virar obrigação, nem mesmo na escola. Na minha época, quando meu pai trazia algum livro para a gente ler não havia como escapar, e ainda tínhamos que contar a história depois. A escola também não dava moleza. A leitura do livro escolhido pela professora era obrigatória. Ou lia inteiro, e dentro do prazo, ou corria o risco de tirar zero na prova. Eu não teria chegado a última página de “O Cortiço” aos treze anos se não tivesse sido coagido a isso.

Ter pais leitores que inspirem o exemplo ajuda, mas nem sempre é determinante. Meu pai sempre leu muito, teria uma bela biblioteca se não deixasse seus livros espalhados por aí, mas dos seus seis filhos o único que compartilha do mesmo gosto sou eu.  E conheço exemplos parecidos em outras famílias. Talvez seja uma questão cultural, não sei, a tradição oral é muito mais forte entre os brasileiros que a literatura, e não é diferente na minha família. Se pudéssemos juntar as duas coisas….

Mal terminou de ler o primeiro livro e meu sobrinho já começou outro, “A botija, de Clotilde Tavares, também da editora 34, baseado justamente nas tradições orais do povo brasileiro. Disse que está gostando. Não sei se ele vai pegar gosto pela leitura a partir de agora, mas pelo menos o caminho já foi aberto.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

Latest Images

Trending Articles





Latest Images